terça-feira, 17 de março de 2009

Capela de S. Sebastião – Gamelas



Gamelas é uma aldeia que pertence à freguesia do Pereiro. Apesar de esta ser pequena, outrora foi importante e independente. Durante a revolução francesas, as tropas abrigavam-se na aldeia utilizando a actual capela como as cavalariças dos soldados da revolução.
A capela S. Sebastião, assim designada, tem como estilo arquitectónico renascentista. No interior, a capela contem uma abobada de berço ao qual possui um tecto de madeira. A capela é de salão, ou seja, apenas tem uma nave de estrutura igual.
Exteriormente, tem um portal de arco redondo, e por cima contem uma rosácia quadrada para ajudar a passagem da luz. Também no seu exterior mas separado da capela tem um campanário com dois sinos.
A capela de S. Sebastião foi recentemente reconstruída, dando assim uma imagem mais moderna mas respeitando a sua origem.

2 comentários:

Anónimo disse...

Primeiro de tudo só espero que este comentário não seja visto como pura e simples crítica destrutiva, pois só quero alertar para alguns pequenos equívocos.
A capela de S. Sebastião não foi reconstruída, pois não é correcto que as pessoas fiquem a pensar que esteve ao abandono, em ruínas, sem a devida atenção por parte da população de Gamelas, pois a verdade é que a capela sempre esteve em funcionamento pleno, sofreu sim um restauro devido sobretudo ao mau estado do telhado e no restauro não foi respeitada a manutenção da sua originalidade, infelizmente para a população de gamelas, mas nem são os maiores culpados, pois a culpa maior vai para as entidades públicas que tal permitirão, a destruição do tecto de madeira e das bonitas pinturas que nele se encontravam, bem como o desaparecimento dos três lindos e históricos altares em talha dourada, mesmo estando o do altar mor um pouco danificado por um incêndio, houve ainda alterações no couro em que agora o betão deu lugar ao madeira perdendo-se sobretudo a original grade frontal. Mesmo assim recomendo uma visita, pois ainda possui alguns tesouros.
Quero felicitar o autor blog por o trabalho promocional que tem vindo a desenvolver á volta da nossa freguesia e das suas gentes, mas também lhe quero lembrar que a informação prestada deve primar sempre por a busca da verdade actual.
Um abraço do amigo Galera.

Anónimo disse...

Com o mesmo espírito do comentador de 12 de abril de 2009, adita-se:
A igreja de S. Sebastião de Gamelas foi construída em 1604, (numa época de proliferação de templos católicos inspirada no espírito da Contra-Reforma, Concílio de Trento) no mesmo local onde existia uma pequena capela cuja parede nascente foi aproveitada e integrada no novo templo como se pode constatar in loco.
As obras recentes (a sua data como a de 1604, encontram-se insculpidas no pórtico principal, em meia-cana) claro que não foram apenas uma restauração (restaurar é recuperar o preexistente, mantendo-o). Restauradas foram as paredes e o arco românico da teia. O interior, sim, foi totalmente remodelado, removendo os altares e mísulas, originariamente em talha barroca, estilo próprio da época.O altar-mor, porém, dado o apodrecimento e bichado irrecuperável da madeira (pelo menos assim se julgou à luz dos conhecimentos e meios disponíveis naquele período) foi removido e substituído por outro também em madeira, por iniciativa de um gamelense ativo e influente, Manuel Pereira da Graça, poucos anos antes da sua morte ocorrida em 1949. O estilo desde altar nada tinha a ver com a talha barroca:
era indefinido, leve, bonito, pintado a azul e branco.
Foi este altar-mor (tal como os outros e o teto em madeira) que as recentes obras, a que presidiu uma ideia de pragmatismo e durabilidade, substituíram por cimento.
12 de Julho de 2011