sexta-feira, 10 de abril de 2009

Feliz Pascoa

No judaísmo, foi instituída para comemorar a “passagem” do anjo exterminador que matou os primogénitos dos Egípcios e poupou a vida aos dos Hebreus cuja casa estavam assinaladas com sangue de um cordeiro, praga ou castigo que decidiu o faraó a permitir a saída dos Hebreus através da “passagem” do mar Vermelho e, assim, lhe ficou assegurada a “passagem à Terra Prometida”. Foi durante a ceia pascal judaica, que Jesus Cristo instituiu a Eucaristia, oferecendo ao Pai o Sacrifício da Redenção que Ele em breve consumaria de um modo cruento.
O símbolo deu lugar à realidade: a imolação do cordeiro pascal prefigurado a imolação de Cristo, Sua Páscoa, Sua “passagem” da morte para a vida e a sua vida eterna.
Acreditar na ressurreição dos mortos implica, a nível do cristianismo, a entrega do nosso coração a Deus e à oração que Ele nos ensinou. É sentir que a Sua ressurreição é a nossa própria ressurreição. É acreditar que a nossa presença neste mundo será apenas uma parte de nós, pois o nosso espírito continuará vivo para sempre, assim como de Cristo. Então podemos dizer que a Páscoa simboliza a continuidade da Vida.

Assim, depois de uma pequena reflexão sobre o significado da Páscoa, a freguesia do Pereiro deseja uma boa Páscoa, cheia de ovos oferecidos pelo coelhinho. Uma pequena sugestão familiar: caça ao tesouro dos ovos de Páscoa. Espero que se divirtam.

Sem comentários: