terça-feira, 26 de maio de 2009

Património Cultural - Lagar e Sepulturas escavadas na rocha na Senhora da Ajuda

Para os Romanos ser sepultado tinha uma importância bastante elevada. Umas das formas de homenagear um defunto era para uma boa sepultura ma também funerais apropriados e o mais digno possível. Os Romanos entendiam que a morte passava a fazer parte de uma esfera divina, dos Deuses Manes. O Culto e estas entidades processa-se em âmbito familiar, uma vez que eles representam os antepassados já falecidos.
Assim, na nossa zona também existem vestígios deste culto dos Romanos. Podemos ver no local situado na área da Capela da Senhora da Ajuda, coordenadas UTM: 698-115 - carta militar nº 183, esc.1/25.000. Poderá ter sido construído nos Séculos XIX / X mas não se sabe a certeza.
Vários afloramentos graníticos são visíveis numa zona mais ou menos plana onde abunda a água. Em dois desses afloramentos, situados muito próximos um do outro, foram escavadas sepulturas antropomórficas e um lagar. Das 6 sepulturas visíveis, 2 encontram-se incompletas, sendo nítida a marcação dos ombros e cabeça. Medem em média 200cm x 70cm encontrando-se dispostas umas ao lado das outras.















O lagar é constituído por uma cavidade de forma rectangular, sendo o fundo inclinado o que permitia um fácil escoamento dos líquidos através de um orifício existente comunicando com uma cavidade mais pequena situada num plano inferior.











1 comentário:

Manuel Leitão disse...

As sepulturas escavadas na rocha são medievais e não romanas. Sobre esta problemática existe, inúmeras referencias bibliográficas.