quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Actividades realizadas pela Associação Desportiva Recreativa Cultural do Pereiro – Jogos Femininos

O Pereiro é uma aldeia como tantas outras aldeias do Interior onde o fenómeno da migração se sentiu muito. A grande parte da população emigrou para França e Brasil nos anos 70/80.

Os emigrantes regressam às suas origens ou no Natal ou com mais tempo para visitar os familiares e ao mesmo tempo usufruir o calor, no mês de Agosto.

Pensando nesta realidade, a vinda dos emigrantes, a Associação (ADRCP) oferece algumas actividades e bons momentos à comunidade.

As primeiras actividades da “festa do emigrante” são no dia 9 de Agosto com os jogos de futebol dos mais pequenos e do tradicional jogo feminino Solteira/Casadas.

O jogo dos meninos e meninas foi um jogo muito engraçado, vendo pequenos jovens a jogar como gente grande e com a garra de os espectadores assistirem a um grande jogo de futebol. As equipas eram distinguidas num lado os amarelos do outro laranja. O resultado final deste jogo magnifico foi o-1. Os laranja conseguiram a sua grande vitória.








Relativamente ao jogo tradicional feminino Solteiras/Casadas, este ano detectarmos um grave problema, a falta de comparência das senhoras casadas, não nos permitiu a existia do jogo tradicional. Contudo, a Associação, para não desiludir os espectadores, proporcionou um jogo de recurso: solteira contra solteiras mas em cada equipa permanecia uma senhora casada.

As equipas defendiam-se como podiam. Elas davam pontapés fortes na bola, mas a bola não obedecia esta ia para ao lado oposto. Elas tentavam de tudo para marcar golo, mas estava complicado e quase parecia uma tarefa impossível. O tempo do jogo passou e nada…nenhuma das equipas tinham marcado. A única solução era os penaltis. Assim o resultado final foi as mulheres de vermelho, ganharam por 5 enquanto as amarelas perderam por 4.










Os espectadores depois de verem os belos jogos de futebol, puderam jantar com uma harmoniosa refeição consagrada pela Associação.

Acabara assim o primeiro dia de actividades da “festa do emigrante” e o seu convívio da comunidade da freguesia do Pereiro.

Sem comentários: