segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

A tradição do Natal no Pereiro

A época natalícia é sempre uma época de amor, partilha, compreensão, união, amizade, paz, nascimento… Estes são alguns adjectivos que podemos descrever o significado do Natal.
O natal pode ser vivido de muitas formas, maneiras e perspectivas, costumes, consoante a religião, a filosofia de vida e a sua residência. Ora, aqui na freguesia do Pereiro também existe costumes e modo de passar o Natal.
No dia 24 (noite de consoada) à tarde os jovens (principalmente rapazes solteiros) reúnem-se para realizarem duas missões – a primeira encontrarem um pinheiro com um tronco bastante grande e deixam apenas os ramos do cimo. A segunda missão é arranjar lenha suficiente para fazerem uma fogueira tão grande que dure a noite toda.
Depois de jantar da consoada, a comunidade junta-se há volta da fogueira, desejando um bom Natal. É nesta altura que as pessoas cantam, conversam alegremente e contam as novidades.

Aproveita-se para informar que esta mensagem/ tradição de natal foi sugerida pelo Paulo Morgado que dedica ao seu querido e falecido pai- Joaquim Morgado.

Sem comentários: